terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretaria de Educação anuncia os resultados do IDE-Rio 2010 -Melhoria no ensino do município

Ao todo, 513 escolas serão premiadas. Deste total, 91 unidades integram o programa Escolas do Amanhã

13/05/2011 » Autor: Joana Martins


A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, anunciou nesta sexta-feira (dia 13), durante uma coletiva à imprensa, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio) 2010. O IDE-Rio de 2010 apresentou um crescimento de 7% nos anos iniciais e 14% nos anos finais em relação a 2009, quando a taxa foi medida pela primeira vez na rede municipal de ensino. Os resultados revelam ainda que 513 escolas atingiram as metas do Termo de Compromisso de Desempenho e vão ganhar o Prêmio Anual de Desempenho. Deste total, 91 unidades fazem parte do programa Escolas do Amanhã.

– Estamos muito contentes com esses resultados, que mostram uma linha clara de evolução na aprendizagem da rede. Percebemos que houve uma melhora importante entre os alunos do 2º segmento. Além disso, constatamos que o programa Escolas do Amanhã tem feito a diferença, já que mais escolas conseguiram atingir as metas estabelecidas – declarou a secretária Claudia Costin.

Em 2009, O IDE-Rio foi de 4,6 para os Anos Iniciais (1º ao 5º Anos) e de 4,0 para os Anos Finais (6º ao 9º Anos), enquanto que em 2009 a taxa foi de 4,3 e de 3,5, respectivamente. O índice é medido pela Prova Rio, uma avaliação externa aplicada aos alunos do 3º e 7º Anos, em conjunto com as taxas de evasão e de repetência.

Os dados de 2010 revelam ainda que continuam crescendo os níveis de aprendizagem nas Escolas do Amanhã, aquelas situadas em áreas conflagradas da cidade. Das 513 escolas premiadas, 91 são do Amanhã, ou seja, enquanto 53% do total de escolas da rede foram premiadas, este percentual foi de 60% no caso das Escolas do Amanhã (91 em 151).

De acordo com a secretária, Claudia Costin, é necessário seguir adiante com esse trabalho, que vem proporcionando um salto de qualidade na Educação carioca.

– Queremos melhorar cada vez mais o IDE-Rio e a difrença entre as Escolas da Rede e as Escolas do Amanhã. O importante é ter um olhar cuidadoso com todas as escolas e permitir que todas alcancem o sucesso. Não queremos ter um time de alunos que melhorem muito e outros que continuem sem aprender. A educação tem que ser para todos e para cada um – acrescentou a secretária.

Prêmio Anual de Desempenho 2011

O Prêmio Anual de Desempenho Escolar tem como base o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio). O IDE-Rio foi lançado em maio de 2009 baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). O IDE-Rio possibilitará que o pagamento do prêmio seja feito anualmente, uma vez que o IDEB é medido a cada dois anos.

Para isso, em 2009, a Secretaria Municipal de Educação aplicou a Prova Rio para os alunos do 3° e 7° Anos. Essa avaliação externa serve de base para o cálculo do IDE-Rio. E, a partir de 2010, os resultados do IDE-Rio foram comparados com os resultados obtidos pelas escolas em 2009, através da Prova Rio.

A Secretaria Municipal de Educação decidiu aplicar a Prova Rio para os alunos do 3° e 7° Anos, pois este grupo de alunos fará a Prova Brasil. Dessa maneira, a secretaria terá como acompanhar o desenvolvimento dessas crianças neste período, tendo assim subsídios para melhorar o ensino.

O prêmio anual de desempenho deverá ser pago a todos os servidores das escolas que atingiram as metas no segundo semestre de 2011. As equipes escolares que alcançaram as metas receberão um prêmio que equivale a um salário. Para os profissionais que trabalham em uma das 151 unidades integrantes do projeto “Escolas do Amanhã”, o prêmio corresponde a um salário acrescido de 50%. Os professores que fazem dupla regência também receberão o prêmio por essa dupla, desde que a escola onde estão lotados tenha alcançado as metas. No entanto, os servidores não podem ter mais do que cinco dias de faltas justificadas ou outros afastamentos previstos na legislação.

Para participar da premiação, as diretoras de todas as escolas da rede municipal assinaram, no ano passado, um termo de compromisso, que fixava as metas a serem alcançadas por cada unidade escolar.

Premiação para os alunos de destaque na Prova Rio

Para reconhecer e valorizar o esforço dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação irá premiar, em junho, os 10 melhores alunos do 3°, 4°, 7° e 8° anos de toda a rede. Cada um dos estudantes receberá uma bicicleta, com equipamento de segurança.

Programa de recuperação para as escolas que não obtiveram um bom desempenho

Além de premiar os melhores alunos da rede, a Secretaria Municipal de Educação também desenvolveu, desde o ano passado, um programa para acompanhar, caso a caso, os alunos com as piores notas no exame e as escolas que obtiveram os desempenhos mais baixos no mesmo teste. O programa Nenhuma criança a menos vai monitorar os alunos com os piores desempenhos na Prova Rio, com o objetivo de recuperar e melhorar o desempenho dessas crianças e evitar que abandonem os estudos. Já para as escolas com os piores desempenhos, o Nenhuma criança a menos prevê que essas unidades preparem e apresentem à Secretaria Municipal de Educação um planejamento para a melhoria da aprendizagem. Para a elaboração desse plano, as escolas contam com a ajuda de algumas das escolas que conseguiram os melhores resultados na Prova Rio.

Como forma de acompanhar esse trabalho, o programa criou a SME Itinerante, no qual uma equipe da Secretaria tem visitado, desde o ano passado, as Coordenadorias Regionais para discutir com as diretoras das escolas os planos apresentados e garantir apoio com outras ações.

Além desse trabalho, todos os alunos identificados com os piores resultados serão encaminhados para aulas de reforço escolar, que serão realizadas na própria escola.

IDE-RIO 2010 - LISTA GERAL DE TODAS AS ESCOLAS COM DESTAQUE PARA AS UNIDADES PREMIADAS

retirado do site da Prefeitura do RJ

Nenhum comentário: